Pages

sexta-feira, 1 de abril de 2011

SMS realiza força tarefa no bairro Olaria

O bairro Olaria recebeu hoje a força tarefa de combate à dengue realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Fizeram parte da ação 10 agentes de endemias e 15 funcionários da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O ponto de concentração das equipes foi a Unidade de Saúde da Família Walter Cardoso.

As ações dos agentes da Saúde foram concentradas no controle, no combate das larvas do mosquito Aedes aegypti e também no monitoramento das áreas já trabalhadas, com a visita à cerca de 300 residências. Já os agentes da Emsurb fizeram a limpeza de terrenos baldios, capinagem e retirada de todos os recipientes que acumulam água, como latas, tampinhas e outros objetos dos terrenos.

Para o supervisor geral da 7ª e 8ª regiões, Gilvan Dias Carvalho a força tarefa tem como foco a conscientização dos moradores e a eliminação de possíveis focos. O bairro Olaria tem a classificação de 1.8, que corresponde a médio risco.

“A visita às casas tem como objetivo a eliminação de possíveis focos e também a parte educativa, onde a população tem que ter a consciência de colaborar, evitando guardar entulhos nos seus quintais, para assim não acumular água em suas casas”, afirmou o supervisor.

Segundo o Secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, os agentes de saúde tem realizado um trabalho contínuo e de monitoramento na área de maior infestação. “Olaria é um dos bairros com olhar diferenciado da Secretaria porque ficou classificado como um bairro de alto risco na vulnerabilidade da transmissão da doença. Para potencializar essas ações é importante a comunidade estar sempre mobilizada e em sintonia permanente com os agentes, como temos visto em vários bairros da capital”, afirma Silvio Santos.

Programação

A próxima força tarefa de combate a dengue acontecerá amanhã no bairro Soledade, zona norte da capital. A concentração dos agentes será na Unidade de Saúde da Família Carlos Hardman Cortes e as atividades de limpeza de terrenos baldios e visitas domiciliares serão realizadas a partir das 08 horas.

Nessa ação a comunidade está organizando o 'Mutirão contra a Dengue'. A mobilização nasceu de uma parceria entre a associação dos moradores e a Unidade de Saúde da Família Carlos Hardman Côrtes. A ação contará também com a parceria da Escola Tiazinha.

0 comentários:

Postar um comentário