Pages

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Iniciativa da SMS recebe elogios de professora da USP

Através do portal da Prefeitura Municipal de Aracaju, a professora da USP, Marta Alves ressaltou a excelente participação da Secretaria Municipal da Saúde, no que diz respeito à promoção da saúde e à prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição.

“Estou encantada com a sensibilização da Prefeitura de Aracaju, na área da saúde, na questão alimentar, estamos vivendo uma transição epidemiológica no país e até o presente momento só tinha visto município investir em doenças e nada de promoção da saúde. O Secretário da Saúde de Aracaju, Silvio Santos, está de parabéns pelo seu corpo técnico, estou encantada com a agenda da saúde na área de promoção em Aracaju, esse é o caminho certo”, afirma Marta Alves.

Na última quinta-feira, dia 31, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju realizou, uma oficina de sensibilização sobre hábitos saudáveis de alimentação, com o foco na pirâmide alimentar. A atividade fez parte da mobilização local para celebrar a Semana Nacional de Promoção da Qualidade de Vida, que começa hoje e segue até o dia 8 abril. Também em abril são comemorados o Dia Mundial de Atividade Física (06) e o Dia Mundial da Saúde (07).

Além das oficinas, o Programa de Vigilância de Doença e Agravos Não Transmissíveis (DANT) estará apoiando as unidades de Saúde a realizar abordagens voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, entre elas destacam-se a anemia, hipovitaminose A, distúrbios por deficiência de iodo (DDIs), desnutrição, obesidade, diabetes, hipertensão e o câncer.

Durante essa semana comemorativa, a SMS também objetiva fortalecer o título de cidade da qualidade de vida, conquistado por Aracaju. Em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF) estão previstas ações de promoção em saúde com temas relacionados à alimentação e atividades físicas. Para a população em geral, a SMS programa ações no centro da cidade e a realização de blitz educativa, atividades de educação física e promoção de educação e prevenção a acidentes de trânsito.

0 comentários:

Postar um comentário