Pages

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Saúde debate implantação da Rede Cegonha


clique para ampliarReunião aconteceu no Ceps (Foto: Ascom/SMS)
clique para ampliarRepresentantes da Saúde da região participaram do encontro
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se reuniram, na manhã desta sexta-feira, 27, com representantes da Saúde de Laranjeiras, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão para discutir ações relacionadas à Rede Cegonha na região. O encontro aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), em Aracaju.
“A Secretaria de Saúde de Aracaju, ao longo dos últimos anos, vem desenvolvendo diversas ações com o intuito de fortalecer a assistência materno-infantil no município, a exemplo de atualização dos profissionais da atenção primária, onde acontece o pré-natal para mulheres de baixo risco gestacional”, explica Cristiani Ludmila, coordenadora de Vigilância em Saúde, da SMS.
“Estas capacitações tem como foco o aprimoramento das ações e, nos últimos seis meses, já abordamos temas como: direitos sexuais e reprodutivos, planejamento familiar, consultas pré-natal, condutas nas patologias mais frequentes na gravidez, a exemplo da hipertensão e diabetes, dentre outros”, esclarece Ana Márcia Oliveira, diretora de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.
Na última semana, a Secretaria iniciou a capacitação em puericultura, que é o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança até os 2 anos de vida, com profissionais da Equipes de Saúde da Família.
“A chegada da Rede Cegonha veio para coroar as ações que o município já vinha realizando, mas, que agora podem ser intensificadas com o recebimento de mais recursos financeiros”, ressalta Stella Maris Moreira, secretária municipal de Saúde.
Segundo Cristini Ludmila, as gestantes passarão a receber o benefício previsto, a partir da implantação do Sisprenatal Web, sistema que vai agregar todas as informações referentes ao acompanhamento pré-natal das mulheres. “Estamos aguardando a capacitação da proposta pelo Ministério da Saúde, que está prevista para o mês de maio. Acreditamos que, em cerca de 90 dias após o treinamento, estaremos aptos para disponibilizar o sistema nas Unidades de Saúde da Família, onde as grávidas realizam as suas consultas”, diz.
Outra novidade será a oferta de testes rápidos para diagnóstico da gravidez, o que vai possibilitar o início do pré-natal ainda no começo da gestação, garantindo um melhor acompanhamento da futura mãe e do bebê. Além deste, também vamos oferecer testes rápidos para Sífilis e HIV nas unidades básicas de saúde.
A Secretaria desenvolve, ainda, o Projeto Corujinha que disponibiliza, ainda na maternidade, os primeiros contatos da SMS com os novos cidadãos, no qual auxiliares de enfermagem fazem as primeiras vacinas do esquema básico, incentivam o aleitamento materno, estimulam as puérperas ao autocuidado e o planejamento familiar. Além de comunicar às Unidades Básicas o caso de crianças que já nascem apresentando algum risco, para que quando elas cheguem em suas residências, já recebam os primeiros cuidados.

0 comentários:

Postar um comentário