Pages

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Trabalho contra dengue é reforçado na Zona Norte



clique para ampliarAgentes de endemias realizam o trabalho de vistoria minuciosa, de casa em casa (Foto: Ascom/SMS)
O trabalho de controle da dengue, em Aracaju, é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que, juntas, compõem a ação força-tarefa. Desde quarta-feira, os trabalhos têm sido reforçados na Zona Norte da cidade, onde a estimativa é vistoriar mais de 200 imóveis.
Na quarta e na quinta-feira desta semana, no bairro 18 do Forte, uma equipe com cerca de 20 agentes de endemias realizou um trabalho minucioso de vistoria, tanto nas residências, quanto nas borracharias, com o objetivo de encontrar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, bem como conscientizar a população para os cuidados devidos. O supervisor dos agentes de endemias, Thiago Carvalho, informa que na localidade a falta de cuidado ainda é um problema.
“Aqui na localidade, a população é nossa parceira em deixar os agentes entrarem para o trabalho, contudo, muitos ainda jogam lixo em locais indevidos e não vedam corretamente os locais de armazenamento de água. Portanto, sempre é bom lembrar a importância de lavar as bordas das lavanderias e tampar, corretamente, os recipientes que acumulam água”, orienta o agente, ao dizer que mesmo quando uma casa está fechada, os agentes voltam no final do expediente para não deixar de vistoriar o local.
Uma das moradoras do bairro que dá o exemplo na prevenção contra a doença é a aposentada Terezinha Villas-Boas que gosta e cuida de muitas plantas, sempre adotando os cuidados necessários. “Todos os vasinhos das plantas estão com terra em lugar de água parada e, também, tomo muito cuidado na lavanderia e com os vasilhames de água dos meus animais. Um trabalho preventivo que depende de cada um de nós”, ressalta a aposentada.
Durante esta sexta-feira e no sábado, 28, as equipes da Saúde Municipal e da Emsurb estarão realizando o trabalho no bairro José Conrado de Araújo.
LIRAa
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Taíse Cavalcante, comunica que, na próxima semana, a SMS estará realizando o terceiro Levantamento Rápido do Aedes aegypti (LIRAa)  do ano. “Nesses dois bairros, os índices de infestação têm se mantido em um risco médio, sendo 1,3 no bairro 18 do Forte e 1,4 no José Conrado de Araújo. Para a próxima semana, vamos realizar o Levantamento que irá direcionar as próximas ações e planejamento do Programa Municipal de Controle da Dengue para o próximo trimestre”, explica à coordenadora.
Para a secretária municipal da Saúde, Stella Maris Moreira, o combate à dengue é responsabilidade de todos. "Com pequenas ações, é possível manter o mosquito longe de casa. Não vamos deixar água parada nas lavanderias, vamos lavar corretamente esses reservatórios, pelo menos duas vezes por semana, virar garrafas e outros objetos que acumulem água. Com o trabalho da comunidade e a atuação dos órgãos municipais manteremos o mosquito sob controle”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário