Pages

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Saúde intensifica ações de Prevenção e controle da hipertensão



clique para ampliarUSF Onésimo Pinto, no bairro Jardim Centenário, realizou busca ativa com os usuários do SUS (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarUsuários realizaram ainda testes de glicemia
clique para ampliarUsuários da USF Anália Pina, no bairro Santos Dumont, participaram de uma programação especial
clique para ampliarAs ações também aconteceram na USF Max de Carvalho
Para dar continuidade às ações de prevenção e de controle da hipertensão arterial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma agenda repleta de atividades nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. Às 8 horas desta sexta-feira, 27, a USF Onésimo Pinto, no bairro Jardim Centenário, realizou uma busca ativa com os usuários do SUS, com testes de glicemia, aferição da pressão arterial e roda de conversa.

“A ideia foi buscar novos casos, por meio do diagnóstico precoce da hipertensão, para que possamos iniciar o tratamento do usuário aqui na própria unidade ou, se preciso, encaminhá-lo para outras unidades de referência da rede”, destaca a gerente, Jamile Rosa. 

Muitos moradores compareceram para fazer o teste rápido de glicemia e a aferição da pressão, aprovando a iniciativa que também contou com palestra, apresentação teatral e roda de conversa sobre o tema. “Foi ótimo, pude confirmar que está tudo bem comigo, minha pressão está controlada e não sofro de diabetes”, afirma Agnalda Josefa, 37 anos.  “O atendimento foi excelente, acho que momentos assim devem ocorrer sempre”, elogia Eugênio Bispo, 63 anos.

“Aracaju está pronta para oferecer toda a assistência necessária ao usuário do SUS que é hipertenso, seja por intermédio das Unidades de Saúde da Família, do Programa Academia da Cidade ou, mesmo do atendimento aos casos de maior risco, no ambulatório de cardiologia do Centro de Especialidades Médicas (Cemar), do bairro Siqueira Campos”, enaltece a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.

Unidades 

Na quinta-feira, 26, usuários da Unidade Dr. Max de Carvalho, no bairro Luzia, assistiram a palestras educativas sobre os cuidados para controlar a pressão arterial. A informação foi passada enquanto os usuários esperavam atendimento.

Na USF Anália Pina de Assis, no bairro Santos Dumont, moradores também participaram de uma programação especial.  O médico, Jorge Eduardo, e a enfermeira, Normaclei Cisneiros, realizaram uma palestra sobre como prevenir a hipertensão arterial. Depois da exibição de vídeo informativo sobre os riscos da doença, estagiários do curso de enfermagem, supervisionados por enfermeiros do Programa Saúde da Família, realizaram aferição da pressão arterial para a busca ativa de casos. Na oportunidade, populares ainda receberam uma tabelinha para o monitoramento da pressão.

A dona de casa, Roseli Lima, elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. “Sou hipertensa e já cheguei a quase sofrer um AVC por conta disso. Acho que esse alerta acontece em um momento importante, pois muitos não sabem dos riscos dessa doença e que a simples adoção de hábitos mais saudáveis pode evitar transtornos”, afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário