Pages

segunda-feira, 30 de abril de 2012

SMS realiza 1º Fórum Regional de Saúde do Trabalhador

clique para ampliarO Fórum reforça o cuidado com a saúde do trabalhador (Foto: Ascom/SMS)
Como parte das atividades alusivas ao Dia do Trabalhador, a Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast), que compõe a Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Digets) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoverá, neste dia 2 de maio, o 1º Fórum Regional de Saúde do Trabalhador.
O evento acontecerá no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), localizado no Centro da Capital, contando com a presença de representantes da Coordenação Geral da Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (MS), em palestras e mesas de debates.
Com o encontro, são esperados debates acerca de conquistas, desafios  e perspectivas em saúde e segurança do trabalhador, em eixos como: saúde, transporte, construção civil e trabalho infantil. “Também estão em pauta, discussões sobre protocolos relacionados à perda auditiva, intoxicação por produtos químicos e transtorno mental relacionado ao trabalho”, acrescenta a coordenadora da Reast, Mônica Rocha.
Celebrando os sete anos do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Anísio Dário, o Projeto Sons do SUS também estará presente com apresentações artísticas, e intervenção, na abertura do 1º Fórum Regional de Saúde do Trabalhador.
“Com o novo modelo de atenção em saúde do trabalhador, o Cerest redimensionou a sua participação no modelo em rede de assistência, garantindo a linha do cuidado e o princípio de integralidade do SUS na saúde do trabalhador”, esclarece Liana Nascimento, gerente do Cerest.
A secretária municipal da Saúde, Stella Maris Dornelas, explica que o evento ainda destacará o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente do Trabalho.
“Nos últimos anos, a atuação da Reast, do Cerest e da Vigilância de Saúde do Trabalhador, juntamente com as instituições parceiras, têm contribuído ativamente para a melhoria da qualidade de vida nos ambientes de trabalho, reduzindo os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos nas suas rotinas, e criando estratégias para combater os problemas de saúde que atingem diversas categorias”, enaltece a secretária.
Programação
Dia 2 de maio:
7h30_ Credenciamento
8h30_ Abertura Oficial e boas vindas aos participantes com a  intervenção do   “Sons  no  SUS”
9h_ Palestras “A Saúde do Trabalhador no Brasil – história, conquistas e perspectivas”
10h_ Mesa Redonda “A Saúde e a Segurança dos Trabalhadores - Ramos produtivos (saúde/ transporte/ construção civil/ trabalho infantil ) ”
11h30_ Debate
12h30_ Intervalo para almoço
Atividades científicas 
14h_ Mesa redonda “Protocolos em Debate” (Perda Auditiva Induzida por Ruído/ Exposição ao Benzeno/ Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho )
16h30_ Debate
17h_ Encerramento
Oficinas de Pactuação
No dia 3 de maio, a Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador, da SMS, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e Secretaria do Estado da Saúde (SES), realizará, no auditório da Seides, a Oficina de Pactuação de Atenção à Saúde dos Trabalhadores da Regional da Saúde Aracaju.
Confira a programação da Oficina:
9h_ Apresentação do Modelo de Atenção à Saúde do Trabalhador da SMS Aracaju
9h30_ Roda de conversa – Situação Atual da Atenção à Saúde do Trabalhador nos Municípios da Regional Aracaju e articulação com a sede da Regional- Aracaju
10h30_ Grupos de trabalho: construção de proposta  sobre modelo de atenção à saúde do trabalhador em cada município da Regional Aracaju, sua articulação com o município sede da Regional e quem seria a referência técnica em saúde do trabalhador  na gestão local
11h30_ Apresentação das propostas dos grupos de trabalho para pactuação da Linha de Cuidado para os trabalhadores da regional de Saúde Aracaju. Documento Base para encaminhamento à CIR/CIE/SES/SMS para conhecimento e aprovação e das propostas geradas no Fórum
13h_ Encerramento/Almoço.

0 comentários:

Postar um comentário