Pages

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Unidades reforçaram atendimento
clique para ampliarA Unidade de Pronto Atendimento Dr. Nestor Piva prestou toda a assistência à população (Foto: Ascom/SMS)
Diante da situação ocorrida na última sexta-feira, 27, no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), quando o plantão ficou prejudicado, as Unidades de Pronto Atendimento da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju, Dr. Nestor Piva e Des. Fernando Franco, prestaram toda a assistência à população.
“Quando soubemos o que aconteceu no Hospital de Urgência, de imediato, mobilizamos a nossa Rede de Urgência e Emergência, reforçando as nossas escalas de plantão, tanto na Unidade Zona Norte, quanto na Zona Sul. Precisamos ter em mente que a Saúde funciona em rede e esta rede precisa ser solidária também em momentos difíceis como este”, explica a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.
Segundo o diretor da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Nestor Piva, houve um aumento na demanda na noite da sexta-feira, mas, no sábado, a situação já estava normalizada.
“O aumento foi constatado na parte de ortopedia e cirurgias de pequeno e médio porte. No entanto, o atendimento na Unidade, não foi comprometido. A parte de clínica médica teve o fluxo normal. Temos que enaltecer o trabalho realizado pelos profissionais da saúde, que demonstraram toda dedicação para resolução da situação”, informa João Lima, coordenador da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Nestor Piva.  
Unidades de Pronto Atendimento
As Unidades de Pronto Atendimento são destinadas aos casos de urgências e emergências de menor complexidade. Casos de internamentos rápidos de até 24h, procedimentos de pequena e média complexidade, de forma a não sobrecarregar os hospitais responsáveis pelo atendimento de urgência, em casos mais complexos. O Nestor Piva, que fica na Zona Norte da cidade, oferta atendimento clínico, ortopédico e procedimentos cirúrgicos mais simples, como pequenas suturas, drenagem de abscesso e mobilização de membros (fraturas de braço, perna). No local, além dos exames laboratoriais de análises clínicas, a Unidade oferece ultrassonografia e raio X. Já no Fernando Franco, a oferta médica é para clínicos, cirurgião e pediatras. Além dos exames laboratoriais, a unidade oferta também raio X.
“Lembrando que, nestas unidades, o atendimento não é por ordem de chegada, mas pela classificação de risco e reforçamos que os casos ambulatoriais, e de rotina, devem ser encaminhados às Unidades de Saúde da Família”, conclui Maria Cecília Mendonça, coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SMS.

0 comentários:

Postar um comentário