Pages

sábado, 5 de maio de 2012

PMA já vacinou mais de 11 mil pessoas contra gripe
clique para ampliarStella Maris e Jorge Viana abrem juntos a Campanha de vacinação Contra a gripe na capital e no Estado de Sergipe (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarNa capital, o grupo de coral Cantando para a vida prestigia a abertura da campanha de Vacinação Contra a Gripe
clique para ampliarStella Maris e Jorge Viana assistem a apresentação do grupo Cantando para a Vida
clique para ampliarUm dos primeiros idosos a se vacinarem foi o casal Maria Ítala e Paulo da Silva
clique para ampliarTaise Cavalcante, Débora Moura, SândalaTeles e Giselda Melo
clique para ampliarA gerência da USF Oswaldo de Souza ofereceu um café da manhã para trabalhadores da unidade e os convidados
clique para ampliarStella Maris conhece as instalações da USF Oswaldo de Souza, acompanhada de Priscilla Silveira e Geison Valença
clique para ampliarUSF Oswaldo de Sousa fica localizada no Getúlio Vargas sedia abertura da campnha Contra a Gripe
Neste sábado, dia 5, a Prefeitura de Aracaju vacinou, no primeiro dia da 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, 11.821 pessoas. Desse total, foram imunizadas 4.255, o que equivale a 29% da meta; 6.395 idosos, o que representa 12% desse público; 793 gestantes, uma cobertura de 11% e 378 trabalhadores da Saúde.
Segundo a secretária Municipal de Saúde de Aracaju, Stella Maris Moreira, na capital, até o dia 25 de maio, a meta da campanha é vacinar aproximadamente 77 mil pessoas, indicadas pelo Ministério da Saúde como público prioritário: 14 mil crianças de seis meses a menores de dois anos; 51 mil idosos, 7.300 gestantes e 7.900 profissionais de Saúde.
Durante a semana, no horário regular de expediente das 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) as vacinas estarão disponíveis. Este ano, a imunização também será garantida na Sala de Vacina do Ipes, que fica na Rua Campos, no Centro de Aracaju.
Abertura solene
Stella Maris Moreira e o secretário adjunto de Saúde do Estado de Sergipe, Jorge Viana, abriram oficialmente a campanha hoje pela manhã na Unidade de Saúde da Família Oswaldo de Souza, localizada no bairro Getúlio Vargas. Em Aracaju, a campanha traz o lema 'Vacinação para quem precisa de mais proteção'.
"Para nós, da Prefeitura de Aracaju, foi uma honra abrirmos com a Secretaria Estadual da Saúde a vacinação contra a gripe. Esse ato foi mais uma demonstração de renovação da unidade e da intersetoriedade necessária ao setor público, para consolidar o Sistema Único de Saúde", afirmou Stella Maris Moreira.

A abertura solene contou ainda com as presenças das coordenadoras municipal e estadual da Vigilância Epidemiológica, respectivamente Taise Cavalcante e Giselda Melo; da coordenação municipal e estadual de Imunização, respectivamente Débora Moura e Sândala Maria Teles Oliveira.

Ainda da SMS, prestigiaram o evento a diretora da Atenção Primária, Ana Márcia Menezes; o coordenador da Atenção Básica, Geison Valença; e a coordenadora da Saúde Bucal, Iucema Santana. 
Cartão de vacina
O coordenador da Rede de Atenção Primária, Geison Ricardo Valença, solicita às famílias que levem à unidade o cartão de vacinação, para que os profissionais de Saúde possam registrar o histórico do calendário vacinal. "Mas, caso as famílias não tenham mais esse registro, um novo cartão deve ser providenciado na própria unidade", garante o coordenador.
Saiba Mais 

De acordo Débora Moura, coordenadora municipal de Imunização, essa vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles, o influenza A (H1N1). "Estaremos mobilizando a população aracajuana para atingirmos a nossa meta. A imunização à gripe reduz a mortalidade e as internações causadas pela gripe nos grupos prioritários", afirma Débora Moura.
A vacina é segura e só é contra-indicada à pessoas que tem alergia a ovo. "As pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico antes da imunização", diz Débora Moura.

0 comentários:

Postar um comentário