Pages

terça-feira, 8 de maio de 2012

Saúde homenageia mães usuárias do SUS e terceira idade
clique para ampliarSaúde homenageia mães usuárias do SUS e terceira idade (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarDurante a abertura do evento, a animação foi contagiante
clique para ampliarStella Maris destacou que a terceira idade continua sendo um público priorizado no SUS Aracaju
clique para ampliarAulão do Programa Academia da Cidade marcou o encontro
clique para ampliarO tradicional Samba de Coco do Mosqueiro animou a festa
clique para ampliarSecretaria foi presenteada com a camisa comemorativa do encontro
Para comemorar o mês das mães, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju faz diversas homenagens. Por isso,  durante esta terça-feira, dia 8, o Projeto Rosas de Maio da SMS reuniu mais de 300 integrantes de oito dos grupos de convivência da terceira idade, das Unidades de Saúde da Familia (USF), para celebrarem juntos homenageando as mães usuárias do SUS.
Com tema 'Mãe, amor que não se mede',  o evento, que aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de  Sergipe (AEASE), trouxe diversas atrações como apresentações do tradicional Samba de Coco do Mosqueiro, o grupo 'Sons do SUS', aulão do Programa Academia da Cidade e  ‘reflexão: viver e conviver’.
“Enquanto gestora da saúde reafirmo que continuaremos, valorizando e cuidando bem dos nossos idosos, promovendo mais saúde para os usuários da terceira idade, pois estes continuam sendo um público priorizado no SUS Aracaju. Me sinto tocada por estar aqui com vocês porque também sou mãe”, enalteceu Stella Maris Moreira, que foi presenteada com a camisa comemorativa do encontro.
A usuária, Josefa Paulina, 76 anos, afirmou que os grupos são uma ação muito benéfica. “Para muitos de nós essa assistência está  ajudando a verdadeiramente a renascermos para uma vida melhor, mostrando como é possível viver com saúde, exercendo o direito ao lazer e conquistando a felicidade”, revelou dona Josefa.
Saúde e Animação
A  coordenadora de Assistência Social da SMS, Auxiliadora Rosa, destaca que o Projeto Rosas de Maio acontece três vezes por ano e visa não só aproximar os usuários do SUS num momento de lazer, como também estimulá-los ao autocuidado com a saúde. Ela explica que idosos são grupo de risco para várias enfermidades físicas e também psíquicas como a depressão e por isso é fundamental estimular o exercício físico, o acompanhamento em saúde e o convívio social.
“Em Aracaju residem mais de 40 mil idosos e dados do IBGE indicam que essa população irá aumentar. Esse cenário exige novas estratégias do setor da saúde, por isso a SMS oferece atividades de cunho preventivo, assistencial e de reabilitação. As equipes de saúde da família trabalham constantemente na melhora ao atendimento dessa parcela tão importante da sociedade”, explica Auxiliadora Rosa. 
A meta das ações mantidas pela SMS é  permitir que idosos tenham condições físicas e mentais para ter uma vida independente, autônoma alcançando idades avançadas com o melhor estado de saúde possível.

0 comentários:

Postar um comentário